14/01/2011

o melhor carinho do mundo

Essa chuva me lembrou as xícaras escritas com "ch" no meu primeiro caderno de receitas. A primeira coisa que fiz num fogão foi ferver água e passar um café sob supervisão de um adulto. Depois tive autorização de fazer uma torta de banana para o aniversário do meu pai, um mês depois do meu aniversário de 11 anos.
Então vieram as receitas de bolo de fubá cremoso, torta de maçã, morango e um "estágio" na cozinha da minha avó paterna que era doceira de primeira: aprendi a fazer massa folhada, creme de confeiteiro, dar o ponto no chantily e fazer um delicioso pão de queijo digno de agradar à qualquer mineiro.
Minha outra avó que foi cozinheira profissional sempre tentou me dissuadir da idéia e só ao final da vida, quando viu que esse era meu caminho e não havia discussão, passou a me ensinar alguns truques de seu fogão luso-brasileiro.
E eu dava tudo, tudo, pra voltar num dia de 1980 e qualquer coisa e comer aqueles bolinhos de bacalhau únicos, aqueles "peixinhos da horta", os risoles, empadões e outros quitutes da minha avó, que não sabia dar beijos e abraços mas nunca negou carinho em forma da melhor comida do mundo!

3 comentários:

  1. Bonito isso, Carol! Fiquei emocionada. Dona Monica nao podia imaginar que hoje em dia ser Chef eh o maximo, nao eh? Ter talento e persistencia eh a formula para o sucesso. Siga em frente com conviccao e determinacao. Tudo de bom pra voce. Love Denise x

    ResponderExcluir
  2. Ela não podia imaginar mesmo...
    Obrigada pelas palavras, querida.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia q vc tinha aprendido tanta coisa assim com a vó... Cy

    ResponderExcluir