14/06/2010

Da hospitalidade de Belém do Pará

É impressionante, mas por onde quer que você vá nesta cidade as pessoas te acolhem, te ajudam, te orientam.
Ficam extremamente lisonjiadas porque minha vinda ao Pará é uma busca pela cozinha brasileira. Adoram quando brinco dizendo que não vou mais embora, que essa cidade é incrível... Elas realmente querem que você fique. Bem parecido com aquela cidade que eu nasci... como é mesmo o nome, cara pálida??
Enfim, eu achei que ia morrer de calor, tédio e solidão numa viagem que a princípio já se extende em mais de um mês. Saudades eu tenho, muita, mas estou feliz aqui e sinto que passarei a sentir saudades daqui quando voltar.
Comecei a estabelecer vínculos, fiz amigos, assim como quem tropeça na rua.
E só de sair na rua vou cada vez mais conhecendo gente que se comove com minha busca e tenta me ajudar de todas as maneiras.
No primeiro dia um grupo de pessoas que conheci enquanto assistia ao ensaio do Arrastão do Pavulagem, me levou num restaurante de comida regional frequentado pelas pessoas da cidade. Comi um caranguejo com farofa de ajoelhar e pedir mais. Só que no caso, aqui é tudo tão bem servido que não dá pra pedir mais, simplesmente não cabe no meu estômago.
Já engordei e tive que comprar roupas aqui, já que as minhas (vindas do "exterior," além de nada adequadas ao clima, ainda que curtas) não me servem mais.
No segundo dia esse grupo me chamou para o "namorado oculto". No dia 12 eles fizeram um esquema amigo secreto entre eles que estão solteiros ou que estão com seus cônjuges longe. Eu entrei e foi divertidíssimo. E me sinto acolhida e amada como se estivesse entre amigos de muitos anos! As pessoas se preocupam com você, querem ter certeza que você está bem, são generosas. Espécimes raros na selva de pedras.
Consegui o contato de uma professora de alimentos e bebidas do curso de turismo de uma faculdade daqui que vai me "orientar" na pesquisa, o contato veio através de duas professoras da UFPA que conheci no meio da multidão acompanhando o Arrastão do Pavulagem. Quando é que você faz amigos no metrô de São Paulo??
Conheci uma chefe de cozinha de um restaurante regional bem legal e ela já me passou os contatos, quer conversar, sair pra comer.
As pessoas aqui não tem medo de se apegar, de fazer amizades, de trocar experiências, de ajudar as outras pessoas.
Belém do Pará tem identidade, se orgulha do que é, tem na tradição essa coisa do acolhimento, e acredito que por isso as pessoas são super legais quando descobrem que alguem veio conhecer o que é deles - e que é muito incrível, quero frizar.

Um comentário:

  1. Ai queria estar aí com você mademoiselle. Sonho muito em conhecer Belém. Vou acompanhando de Voyeur. Beijocas, queridona.

    ResponderExcluir