06/10/2010

Belém está com um clima alegre, o Círio de Nazaré começa essa semana e pro paraense essa festa é mais importante que o Natal.
A partir dessa semana começam as romarias, tem a romaria fluvial, a romaria dos carros, a romaria dos motoqueiros, e até a romaria das bicicletas... Se me chamarem pra ver a romaria dos carrinhos de supermercado não vou estranhar.
Sábado é dia da trasladação da santa, dia de festa da chiquita (a festa dos gays, transexuais e outros excluídos pela igreja) e pra mim, dia de fotografar tantos patos, maniçobas e tartarugas (sim, consegui uma pessoa que vai fazer uma tartaruga no Círio!) quanto meu par de braços e olhos puderem!
Tem fogos de artifício, chuva de papel e mar de gente segurando uma corda que conduz uma pequena santinha, imagem de Nossa Senhora de Nazaré, dentro da berlinda.
Nada disso me parece fazer sentido, mas a galera aqui leva à sério esse negócio, diz que faz a terra tremer e até ateu chorar com a energia de mais de dois milhões de romeiros que seguem a procissão embaixo de um sol de 40 graus, muitos descalsos puxando a corda num caminho de mais de quatro quilômetros. As família vão juntas pras ruas ver a santa passar, agradecer pelas graças recebidas e pedir por um novo ano próspero.
No mínimo é uma bela injeção de cultura paraense direto na veia.

Um comentário:

  1. que bonito isso, Carol. lindo mesmo. tire muitas fotos e escreva muitos textos, sobre tudo o que você ver/sentir, tenha sempre um caderninho de anotações, ou mesmo um gravador digital pra você falar alto e ficar parecendo uma louca. ;)

    ResponderExcluir