14/06/2010

Açaí - versão remasterizada

Sábado fui ao Point do Açaí decidida a comer peixe com açaí. Queria achar um lugar menos turístico, e descobri que o Point do Açaí apesar de ter sua filial no "Estação das Docas" ainda é na verdade um bom restaurante local onde os paraenses frequentam e por sinal falam muito bem. A matriz fica na cidade velha. É aquele meu preconceito que no final muitas vezes me salva: o Point do Açaí no "Estação das Docas" é um lugar turístico, provavelmente o cozinheiro do restaurante matriz, que ainda é frequentado por pessoas locais, é melhor do que o cozinheiro do restaurante no local turístico. Por isso eu e Vera (uma amiga que fiz no albergue em que me hospedei na foto aí ao lado) camelamos quilometros até a cidade velha atrás do tal peixe com açaí. Comemos a pratiqueira frita com açaí que vem acompanhada de arroz, farofa e vinagrete - chegando aqui percebi que o vinagrete apesar ser apenas um acompanhamento é uma das grandes expressões da cozinha brasileira, que com leves variações, é o mesmo de Norte a Sul do país. A pratiqueira é um peixe pequeno que se come bem fritinho e quase não sobra nada. Pra falar a verdade ela é um peixe pra ser comido por quem tem "experiência" no assunto. Pessoas que ficam muito incomodadas com espinhas de peixe devem evitar. Mas se você está disposto a experiências novas vai perceber que as espinhas são pequenas e mastigáveis, comemos da cabeça ao rabo deixando apenas a parte mais grossa da espinha dorsal do peixe, simplesmente delicioso! E com o açaí ele fica melhor ainda. Por fim percebi que mandei ver o peixe com o açaí e restou o arroz e a farofa que vieram de acompanhamento. Resolvi provar entao uma garfada de arroz e farofa e acabei por lamber o pote. Uma delícia!
Restou anda um pouco de açaí na garrafa que comi de sobremesa com açucar e tapioca. Depois de comer açaí fica-se com os lábios bem roxos e os dentes também. Ao fim da refeição eu parecia uma criança que nunca viu doce na vida, tive que ir ao banheiro tomar uma espécie de banho de pia, praticamente mergulhei no açaí e manchei o vestido novo que comprei aqui, mas valeu a pena. Esta foto ao lado é depois do semi-banho.
Hoje pretendo ir mais além, vou comer peixe com açaí  nas barraquinhas do mercado ver o peso.
Programa típicamente paraense.

E pra finalizar mais um pouco da história do açaí, que no interior se chama "iaça".
Depois de colhido durante a noite pra não secar ao sol, é processado nessas máquinas como na última foto, ou também na mão para consumo próprio nas comunidades ribeirinhas. O paraense come açaí durante as refeições. Há quem diga que não consegue comer sem o açaí como acompanhamento. Compreensível, já que ele é realmente delicioso, o verdadeiro, claro.

Um comentário:

  1. peixe com açaí é tudo. Açaí salgado é muito melhor que doce, na minha opinião.

    ResponderExcluir